sábado, 22 de outubro de 2011

Carlinhos'



Saudades

Toda despedida é dor... tão doce todavia, que eu te diria boa noite até q amanhecesse o dia.

A razão por que a despedida nos dói tanto é que nossas almas estão ligadas.Talvez sempre tenham sido e sempre serão.Talvez nós tenhamos vivido mil vidas antes desta e em cada uma delas nós nos encontramos.E talvez a cada vez tenhamos sido forçados a nos separar pelos mesmos motivos.Isso significa que este adeus é ao mesmo tempo um adeus pelos últimos dez mil anos e um prelúdio do que virá.

Atras da portaQuando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus
Juro não acreditei
Eu te estranhei me debrucei,
sobre o teu corpo e duvidei
E me arrastei de te arranhei
E me agarrei nos teus cabelos
Nos teus pêlos, no teu pijama
Nos teus pés, ao pé da cama.
Sem carinho sem coberta
No tapete atrás da porta
Reclamei baixinho
Dei pra maldizer o nosso lar
Para sujar teu nome te humilhar
E me vingar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso
Pra mostrar que ainda sou tua
Só para mostrar que ainda sou tua...


A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração,sorrir às pessoas que não gostam de mim, para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam,calar-me para ouvir, aprender com meus erros,afinal, eu posso ser sempre melhor!
Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade,
Para que eu possa acreditar que tudo vai mudar,a abrir minhas janelas para o amor.E não temer o futuro,A lutar contra as injustiças.Sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo.
Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade.Para que eu possa acreditar que tudo vai mudar.


É hora de partir, minha familia, meus amigos.
Eu já devolvi as chaves da minha porta
E desisto de qualquer direito à minha casa.
Fomos vizinhos durante muito tempo
E recebi mais do que pude dar.
Agora vai raiando o dia
E a lâmpada que iluminava o teu canto escuro
Apagou-se.
Veio a intimação e estou pronto.
Não indaguem sobre o que fiz.
Sigo de mãos vazias e o coração confiante.
Lembrem-se de mim com alegria, e não com lagrimas nos olhos.


                                          
                                           Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressureição e a vida.
                                         Aquele que crê em mim ainda que morto viverá.
                                    E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá....
                                                                 João 11:25-26


 


Nossos Pais descobrem que um ser está para nascer e trazer as suas vidas um brilho de luz.
A cada sorriso, palavra, olhar ou suspiro, uma cachoeira de lágrimas parece inundar seus olhos de alegria e paz.
Nos tornamos adolescentes e a busca pela independência é cada vez mais clara. A nossa vontade de conquistar espaço nos distância de quem sempre nos amará, esquecemos a família. Esquecemos de dizer o quanto os amamos.
Mas um dia nossos entes queridos se vão. Quando menos esperamos e sem nenhum aviso, Deus tira de nós o que mais amamos.
Em nosso peito apenas a dor de um punhal que a cada "meus pêsames" parece pesar.
Nossos pensamentos divulgam para cada gota de sangue em nosso corpo a culpa de nunca ter dito: "te amo"; "preciso de você", "estou sempre aqui", "me preocupo", e como se não bastasse vem à frase mais forte "a culpa foi minha".
Nossos sonhos caem por terra, nossa independência parece perder a importância.
E a resposta para essa dor? O tempo e uma certeza:
Quando amamos transmitimos em pequenos atos e gestos, e as palavras não importam mais; quando precisamos de alguém, sentimos sua presença, e as palavras não têm mais sentido; quando nos sentimos sós e abandonados, surge uma palavra ou um gesto e descobrimos que nunca estaremos sós.
E a culpa? A culpa é da vida que tem inicio, meio e fim. A nossa culpa está apenas em amar tanto e sentir tanto perder alguém.
Mas o tempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E com um pouco mais de tempo, transformamos nossos entes queridos em eternos companheiros.
Nossos sonhos ganham aliados, nossa independência ganha acompanhantes, nossa vida conquista anjos. E no fim apenas a saudade e uma certeza:
Não importa onde estejam, estarão sempre conosco.




Neste local solitário
Na imensidão da noite
O vento forma um açoite
Dentro desse santuário
Mora um amor solidário
Nome mas esclamado
De todos o mais amado
E eu sempre em desatino
NO JAZIDO DO DESTINO
RESIDE UM AMOR SAGRADO

Em memória de meu irmão:
Carlos Iverson da silva pereira.

                           

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CAPOEIRA E GRAVIDEZ

Capoeira e Gravidez



EFEITOS BENÉFICOS DO EXERCÍCIO NA GRAVIDEZ


A partir das pesquisas relacionando gravidez e atividade física , podemos citar os principais benefícios biológicos do exercício durante a gravidez, tais como:
- Menor ganho de peso e adiposidade materna
- Diminuição do risco de diabetes
- Diminuição de complicações obstétricas
- Ausência de diferenças significativas em idade gestacional, duração do parto, peso ao nascimento, tipo de parto, valores de APGAR e complicações maternas e fetais.
- Menor risco de parto prematuro
- Menor duração da fase ativa do parto
- Menor hospitalização - Diminuição na incidência de cesárea
- Altos valores de APGAR
- Melhora na capacidade física Entretanto, cada vez mais se está dando ênfase aos benefícios psicológicos e sociais, que são igual ou mais importantes que as vantagens biológicas.
O Programa reforça o impacto positivo da atividade física regular moderada sobre:
- Melhora auto-imagem
- Melhora da auto-estima
- Melhora da sensação de bem estar
- Diminuição da sensação de isolamento social
- Diminuição da ansiedade e do stress
- Diminuição do risco de depressão.

A CAPOEIRA DURANTE A GRAVIDEZ

A escolha de um programa de exercícios dependerá das preferências da mulher e dos recursos disponíveis, e é claro que sempre com “ ACOMPANHAMENTO MÉDICO”.
ATIVIDADES DE BAIXO RISCO
Este tipo de atividade pode ser recomendada inclusive para mulher grávida previamente sedentária que deseja iniciar algum tipo de atividade física durante a gravidez. Para essa mulher o mais indicado é o caminhar, a natação, a hidroginástica leve e o pedalar na bicicleta ergométrica. A mulher já habituada a correr ou fazer "jogging" antes da gravidez, pode continuar seu programa modificando a intensidade e velocidade a medida que a gestação avança.
As principais precauções a serem tomadas se relacionam com o terreno, a temperatura ambiente, o calçado, o aquecimento e esfriamento, a hidratação e especialmente a evitar as fases anaeróbicas (períodos de curta duração e alta intensidade), a exaustão e a fadiga.

Capoeira: é claro que como luta de contato, a capoeira é indicada como atividade de alto risco, porém, sabendo-se da sua diversificada fonte de ensinamento e aprendizado, pode-se utilizar seus alongamentos e flexibilidades (ex.: nunca de forma exagerada e sempre bem apoiada), aquecimentos ( ex.: ginga, caminhada lenta e acelerada..), e até mesmo seus movimentos de baixo impacto (ex.: meia lua de frente, barreira, esquiva lateral, cadeira, benção..) e sempre em execução individual.
Aproveite a fase de pouca intensidade física, para o intensificar os estudos em “fundamentos” e o aprimoramento nos “instrumentos”.

O jogo de capoeira pode e deve acontecer, mas sempre de maneira Lúdica.. e de preferência com seu Mestre.
“ A CAPOEIRA COMO SUPORTE DE UMA GESTAÇÃO PERFEITAMENTE SAUDÁVEL , DEVE TER SEMPRE A SUPERVISÃO DO MESTRE E DO ACOMPANHAMENTO MÉDICO ”.


INTENSIDADE DO EXERCÍCIO

DURAÇÃO E FREQUÊNCIA
Dependendo do objetivo desejado, do nível de condicionamento físico da mulher e da intensidade do exercício serão estabelecidas a duração e a freqüência. Quanto maior a intensidade da atividade, maior será a freqüência e duração. É recomendado que a mulher cuja gestação esteja evoluindo normalmente mantenha um regime de treinamento físico com uma intensidade de 60-70% da FC máxima não além de 30 minutos três vezes por semana . A mulher grávida atleta ou em melhores condições físicas pode se submeter a programas de intensidades moderadas, mas de maior duração e freqüência. Já a mulher grávida com estilo de vida sedentário deve começar em níveis baixos de intensidade e avançar de forma gradual. Entretanto, a medida que a gravidez progride, a mulher tende naturalmente a diminuir o nível de atividade física....
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS
A - Contra-indicações absolutas: - Doenças miocárdicas - Insuficiência cardíaca congestiva - Enfermidade cardíaca reumática - Tromboflebite - Embolismo pulmonar recente - Enfermidade infeciosa aguda. - Risco de parto prematuro - Colo uterino incompetente - Gestação múltipla - Saneamento uterino, rotura da bolsa - Retardo de crescimento intra-uterino - Macrossomia - Enfermidade hipertensiva grave - Suspeita de estresse fetal.
C- Contra-indicações relativas : - Hipertensão arterial essencial - Falta de controle pré-natal - Anemia e outras alterações sangüíneas - Enfermidade tiroideia - Diabetes mellitus - Obesidade excessiva ou baixo peso extremo.


                                      
A Capoeira possui características em sua prática que fisiologicamente correspondem a exercícios aeróbios e anaeróbios, resistência muscular localizada, flexibilidade, fortalecimento de tendões e ligamentos e aumento de mobilidade articular. Uma poderosa ferramenta de condicionamento físico!

 1- Resistência Aeróbica - Qualidade física que permite a um aluno sustentar, por um longo período de tempo uma atividade física relativamente generalizada em condições aeróbicas, isto é, utilizando diretamente o oxigênio do ar.
2- Resistência Muscular - Qualidade física que permite a um aluno sustentar o maior tempo possível uma atividade física em condições anaeróbicas, isto é, com débitos de oxigênio de ar nos pulmões.
3- Resistência Muscular Localizada - É a qualidade física que permite a um aluno condições para que os movimentos sejam contínuos e a intensidade das contrações sejam elevadas. É essencial, porém, ressaltar que a resistência muscular localizada é uma qualidade física que abrange continuação de esforços, tanto em condições anaeróbicas como aeróbicas.
4- Flexibilidade - Qualidade física que pode ser evidenciada pela amplitude dos movimentos das diferentes partes do corpo. É dependente da mobilidade articular e da elasticidade muscular. No jogo da capoeira, seja qual for o ritmo do berimbau, a flexibilidade é necessária.
5- Velocidade de Reação - È a velocidade com a qual um aluno é capaz de responder a um estímulo.
6- Velocidade de Deslocamento - É a capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para o outro.
7- Velocidade dos Membros - È a capacidade de mover os membros o mais rápido possível (superiores e inferiores). Na capoeira, os três tipos de velocidade acima citados são importantes e essenciais.
8- Força Dinâmica - É a força dos músculos do corpo em movimento. Pode ser bem evidenciada na ginga do capoeirista.
9- Força Estática - É o tipo de força que explica o fato de haver força produzindo calor, mas não ocorrer produção de trabalho. Pode-se encontrar esse tipo de força quando realizam movimentos de parada ou domínio do corpo.
10- Força Explosiva - É a força que pode ser explicada pela capacidade de exercer o máximo de energia num ato explosivo (potência muscular). Esse tipo de força pode ser encontrado nos golpes de características traumáticas.
11- Agilidade - Pode ser considerada como maior velocidade de movimento num menor espaço de tempo. Essa qualidade física está diretamente relacionada com a velocidade e também com a flexibilidade.
12- Equilíbrio Dinâmico - É o equilíbrio conseguido em movimento; está diretamente ligado com a ginga da capoeira.
13- Equilíbrio Estático - É o equilíbrio conseguido numa determinada posição, está relacionado com as paradas de corpo do capoeirista.
14- Equilíbrio Recuperado - É a recuperação do equilíbrio numa posição qualquer. Esse equilíbrio é o mais importante num capoeirista por ser ele o ligamento de um movimento para o outro.
15- Coordenação - É a qualidade física que permite ao homem assumir a consciência e a execução na realização de uma seqüência de movimentos com um máximo de eficiência e economia. É uma qualidade importante e necessária a um capoeirista dentro da roda de capoeira.
16- Ritmo - É uma valência física que está intimamente ligada ao sistema nervoso. O capoeirista adquire um alto nível de sensibilidade rítmica, pois, a capoeira é desenvolvida ao som de instrumentos musicais (berimbau, atabaque, pandeiro, etc...).
17- Descontração Diferencial - É a qualidade física que permite a descontração de grupos musculares. No momento em que o capoeirista ginga na roda, ele está em descontração diferencial, está em harmonia com seu corpo, porém, pronto para qualquer instante que necessite de tensão

MACULELÊ



                        Maculelê

Maculelê é um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígenamaculelê em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. Num grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que dá um bonito efeito visual pelas faíscas que saem após cada golpe. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras como a Capoeira e o frevo.

Popó do Maculelê foi um dos responsáveis pela sua divulgação, formando um grupo com seus filhos, netos e outros habitantes da Rua da Linha, em Santo Amaro, chamado Conjunto de Maculelê de Santo Amaro da Purificação. Existem também outras comunidades, como a comunidade quilombola Monte Alegre, no sul do município de Cachoeiro de Itapemirim, onde o maculelê ainda é passado de geração em geração, com o objetivo de não perder a cultura tradicional.

A verdadeira origem do maculelê é desconhecida, existindo diversas lendas a seu respeito. Estas lendas, naturalmente, vieram da tradição oral característica às culturas afro-brasileira e indígena da época do Brasil Colônia e inevitavelmente sofreram alterações ao longo do tempo.
Em uma delas conta-se que Maculelê era um negro fugido que tinha doença de pele. Ele foi acolhido por uma tribo indígena e cuidado pelos mesmos, mas ainda assim não podia realizar todas as atividades com o grupo, por não ser um índio. Certa vez Maculelê foi deixado sozinho na aldeia, quando toda a tribo saiu para caçar. Eis que uma tribo rival aparece para dominar o local. Maculelê, usando dois bastões, lutou sozinho contra o grupo rival e, heroicamente, venceu a disputa. Desde então passou a ser considerado um herói na tribo.
Outra lenda fala do guerreiro indígena Maculelê, um índio preguiçoso e que não fazia nada certo; por esta razão, os demais homens da tribo saíam em busca de alimento e deixavam-no na tribo com as mulheres, os idosos e as crianças. Uma tribo rival ataca, aproveitando-se da ausência dos caçadores. Para defender a sua tribo, Maculelê, armado apenas com dois bastões já que os demais índios da sua tribo haviam levado todas as armas para caçar, enfrenta e mata os invasores da tribo inimiga, morrendo pelas feridas do combate. Maculelê passa a ser o herói da tribo e sua técnica reverenciada.
Existem diferentes versões para cada lenda, mas a maioria mantém como base o ataque rival, a resistência solitária e a improvisação dos dois bastões como arma. O maculelê atual, usando a dança com bastões, simboliza a luta de Maculelê contra os guerreiros rivais.
Estudos desenvolvidos por Manoel Querino (1851-1923) apontam indicações de que o maculelê poderia ser um fragmento do Cucumbi, apesar das notáveis diferenças.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Capoeira e educação


A Capoeira é utilizada amplamente no setor da educação infantil como desporto e fator de socialização entre as crianças.
Não se restrigindo somente à estes dois aspectos, a capoeira é sobretudo uma arte e uma luta, uma dança e um ritual. Sua herança remonta dos quilombolas e sua prática conquista adultos e fascina as crianças. A capoeira é hoje o esporte da "meninada".As crianças desenvolvem na roda todo o seu potencial expressivo e os seus sentimentos são colocados em cada movimento; em cada ginga.Axé!